Fisioterapia:

“É uma ciência aplicada, cujo objetivo de estudos é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função.” (Resolução COFFITO-80, EM 21/05/87).

Veja as técnicas de Fisioterapia oferecidas pela Clínica SUN:

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA: É um ramo da fisioterapia que auxilia no tratamento e recuperação de patologias como:

. fraturas de extremidades superiores e inferiores,
. entorses,
. luxações,
. contusões,
. distensões,
. instabilidades ligamentares,
. osteoartroses,
. artrite reumatóide,
. fibromialgia,
. lombalgia,
. contraturas musculares,
. LER (lesões por esforços repetitivos), entre outras.

MASSAGEM TERAPÊUTICA:Este tipo de massagem é realizada em todo o corpo; desde as pontas dos pés até o couro cabeludo. A massagem terapêutica proporciona alívio das dores e tensões musculares principalmente causadas pelo stress do dia a dia. Melhora a circulação e tem como conseqüência um efeito relaxante. É realizada utilizando-se óleo ou creme especial e o toque é agradável, constante, ritmado. É extremamente benéfica para problemas de stress, atuando adequadamente sobre todos os músculos, pele e células nervosas. Além de reconstituir esses sistemas, ativa a assimilação de oxigênio e dos nutrientes de que o corpo precisa. A irritação, tão comum nas pessoas que apresentam stress excessivo, diminui com o decorrer do tratamento. Com o restabelecimento do bom funcionamento dos complexos capilar e linfático, os venenos, ácidos e as toxinas que se alojaram no corpo e que estão prejudicando, agravando inclusive o stress, são eliminados naturalmente dos tecidos internos com a aplicação da massagem.

RPG (Reeducação Postural Global): É um método de tratamento da dor e do desconforto causados por alterações posturais. Tem como finalidade o realinhamento da coluna proporcionando a correção de problemas posturais e o bem estar do indivíduo. A RPG trata patologias como: escoliose, hiperlordoses e cifoses, hérnias de disco, ciatalgias, LER, correção da postura mesmo que o indivíduo não apresente dor.

Pilates: Durante a Primeira Guerra Mundial, o alemão Joseph H. Pilates (1880-1967) desenvolveu uma série de exercícios que poderiam curar lesões e problemas posturais. O método de Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental numa vasta órbita de exercícios potenciais. É um método muito versátil, que se encaixa em todas as idades e em todos os níveis de aptidão motora.

São nove os princípios pelos quais o método de Pilates é organizado e executado. São eles:

Concentração: concentrar sua mente no que o corpo está fazendo.
Controle: aprimorar a coordenação do corpo e da mente e garantir que os movimentos não sejam malfeitos ou banais.
Centragem: exercitar-se a partir da força dos músculos profundos.
Respiração: respirar pela caixa torácica.
Alinhamento postural: saber o posicionamento do seu corpo no espaço.
Leveza: movimentar-se lenta e graciosamente.
Precisão: quando estiver preparado, introduzir intensidade para adquirir resistência.
Força: adicionar intensidade para desenvolver resistência.
Relaxamento: aprender a relaxar o corpo e a não sobrecarrega-lo.

Combinar os princípios, os exercícios e a respiração do método de Pilates, utilizando as qualidades dinâmicas do exercício com a bola, pode trazer ótimos resultados.

Assim como o método Pilates, Pilates com a bola tem como objetivo principal alinhar o corpo, isolar e treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o tronco sem prejudicar o corpo.

Microfisioterapia: É uma terapia que tem por objetivo encontrar no corpo os traços deixados por eventos traumáticos e estimular os mecanismos de auto-reparação do organismo através de toques suaves e específicos. É indicada em casos de prevenção de doenças, ansiedade, depressão, distúrbio bipolar, alergias em geral, dores físicas, fibromialgia, traumas emocionais, fobias, entre outros.