Manter o corpo em “forma”, sentir-se disposto e saudável são objetivos de todos que procuram exercitar-se. No entanto, a maioria das pessoas querem chegar a este objetivo em poucos dias, esquecendo que o bom condicionamento físico é conseguido com constância e dedicação.
Os exercícios devem ser prazerosos e respeitar o limite de cada um para não oferecer riscos aos músculos e articulações.
Antes de mais nada faça uma Avaliação Física. Esta Avaliação pode detectar possíveis problemas de saúde e também o seu grau atual de condicionamento físico, determinando o tipo de treinamento e a constância com que deve ser feito neste período inicial.
Através da Avaliação Física o avaliador pode quantificar o risco e a suscetibilidade de um indivíduo estar desenvolvendo ou favorecendo o aparecimento de alguma doença coronariana. Há muito tempo, desde que os primeiros pesquisadores da área da saúde relacionaram e comprovaram os efeitos dos hábitos de uma pessoa em sua qualidade de vida, foram elaborados diversos “inventários de risco”. O questionário/inventário realizado na Avaliação Física é o proposto pelo Michigan Heart Assossiation.
· Melhora da auto-estima;
· Boa qualidade do sono;
· Sensação de bem-estar;
· Trabalha a postura corporal;
· Enrijece a musculatura;
· Aumenta a atenção, concentração e memória;
· Elimina gorduras;
· Contribui para o aumento da força muscular e flexibilidade;
· Auxilia no processo de emagrecimento, eliminando a flacidez;
· Acelera o metabolismo;
· Aumenta a densidade óssea e massa muscular;
· Reduz risco de lesões;
· Melhora a coordenação motora;
· Modela o corpo;
· Aumenta a massa corporal;
· Em idosos, os exercícios de musculação ajudam a impedir a perda de mobilidade e atrofia muscular.
· Antes de iniciar uma atividade física visite mais de uma academia;
· Prefira um ambiente agradável e descontraído;
· Não esqueça de realizar uma avaliação física antes de iniciar os exercícios e tenha certeza de que não há nenhuma contra-indicação;
· Faça alongamentos antes e depois do exercício, para evitar lesões;
· Certifique-se de que o professor é capacitado. Solicite o número do profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física ( CREF );
· Além da atividade física, uma alimentação saudável é fundamental para os bons resultados da musculação.